terça-feira, agosto 28, 2007

O Segredo da Complexidade Quântica

Um Computador Quântico é uma máquina que satisfaz os desejos de seu operador. Isso é óbvio quando se considera que filmes como O Segredo e Quem Somos Nós explicam cientificamente o poder do pensamento positivo através da mecânica quântica: ora, se a própria observação influi na natureza do que é observado, segundo o princípio da incerteza de Heisenberg, isso significa que mentalizar as coisas certas altera a realidade para que se consiga aquilo. Essa é a lógica. Logo, um computador que incorpora, no seu âmago, o princípio da mecânica quântica que permite a alguém fazer o universo se curvar à sua vontade só pode ser uma máquina dos desejos, um gênio da lâmpada moderno.

Parêntese: a outra forma de fazer o universo se curvar ao seu redor vem da Teoria da Relatividade. Quanto maior a massa de um corpo, maior a curvatura do universo em torno desse corpo. Como a única maneira que nós, seres humanos, temos para aumentar nossa massa é engordando, isso significa que quanto mais gordo se é, mais o universo se curva ao seu redor. Então o negócio é ser muito gordo, como diz João. Fecha parêntese.

E aí tem um monte de gente estudando o algoritmo de Shor, e como fica a teoria da complexidade face à computação quântica, mas ninguém está estudando o que é realmente importante: como fazer um computador quântico funcionar bem. Bem, antes disso, se for preciso pensar em desempenho, pode-se investigar quanto tempo demora do desejo da pessoa até a reconfiguração do estado quântico da matéria que possibilitará a concretização do desejo. Mas o mais importante, como eu disse, é o funcionamento correto: a pessoa está lá operando seu computador, e aí pensa em alguma coisa espúria, como aquele dia em que bebeu todas e vomitou o chão da sala todo. O que o computador quântico faz nessa hora? Pode ser bem desagradável. Outro problema é o que o computador faz quando duas ou mais pessoas estiverem por perto. Ele seguirá a mentalização de uma das pessoas, ou fará uma composição das mentalizações? Imagino as aberrações que podem surgir desse jeito.

Mas não há motivo para preocupações: que se procure a autora de O Segredo, ou o cara que escreveu o livro que deu origem a Quem Somos Nós. Eles devem saber como isso se processa. Tem o japonês dos flocos de gelo também. Perguntem a eles.

Enquanto isso, não podemos deixar de lado um pouco de revisionismo histórico e declarar que Mulher Nota 1000 foi um filme visionário: é claro que os dois rapazes do filme tinham um computador quântico, e ao mentalizar as várias fotos de gostosas conseguiram configura-lo para produzir a dama de vermelho.

Mal posso esperar para ter o meu.

4 comentários:

Mythus disse...

Procurei uma foto da Mulher nota 1000 e constatei que o tempo não perdoa... (ou o casamento de Kelly LeBrock com Steven Seagal foi duro de roer).

Se a visse hoje, não reconheceria: http://www.youtube.com/watch?v=LPuC4cbOUAA

Mythus disse...

Será que não tem outro jeito de fazer o universo se curvar ao meu redor? Eu estava querendo emagrecer uns 5 quilos...

Anônimo disse...

Adorei a relação lógica (aliás, silogística) entre a os princípios da quântica e os utilíssimos O Segredo e Quem somos nós. Noutra relação "silógica", o computador que fica ligado na cabeça do Hawking deve ser o protótipo daquele do tal filme; perguntemos pra ele, então, como ele faz pro bichinho diferenciar desejo, necessidade, vontade. Mas sempre haverá um botão, aos moldes dos programas que temos hoje, perguntando umas 275 vezes se confirmamos a operação.
Acho que seria massa mesmo uma versão do tal computador... mas algumas maravilhosas surpresas na vida estariam com os dias contados.

Túlio: a outra forma de aumentar a massa é malhar - mas dá mais trabalho, claro.

Pergunta: como seria um computador desse na mão de um cara que supostamente prevê o futuro?!

Anônimo disse...

ah,
meniiiino, as comics do PHD são tudo que há!!! Tenho um arquivo lotado deles.

lygia