quarta-feira, novembro 21, 2007

Viva o capitalismo!

Por algum motivo, o Linux no meu notebook parou de funcionar, justamente na hora em que eu precisava dele para preparar os slides de uma aula. Tipo, para amanhã.

Essas coisas como Linux e socialismo são muito legais e bonitinhas na teoria, mas quando chega a hora de mostrar serviço é assim, desconfigura uma coisa aqui, não tem suporte para um dispositivo ali, 20 milhões são mortos em perseguições políticas ou fome programada e adeus à liberdade de expressão e de formação de partidos políticos.

É por isso que eu gosto do capitalismo. Viva o capitalismo! Viva o Windows! Não que o Windows seja assim uma maravilha, ou o capitalismo. Mas é melhor que a concorrência.

Ou, talvez, um caminho intermediário seja possível (não um outro mundo inteiro, só um caminho do meio, calma). Um capitalismo com o Estado garantindo alguns serviços sociais, uma social-democracia, quem sabe, com um bom sistema de saúde pública, um sistema com Unix por baixo mas bem acabado, bem feito, e com uma boa interface gráfica. Hm, acho que preciso comprar um Mac.

10 comentários:

Anônimo disse...

'Não que o Windows seja assim uma maravilha, ou o capitalismo. Mas é melhor que a concorrência.'

Não sei se tu seria melhor politico ou programador.. :)

Unknown disse...

E não é que existe uma certa semelhança?

Unknown disse...

Aproveitando que estou por aqui, o q vc acha disso?

Mythus disse...

Aham. Nem vou comentar o texto.

Já eu estou constatando que não uso software pirata já há meses a fio.

Anônimo disse...

huiheoieuheoiuhe
melhor post do blog.

::: Luís Venceslau disse...

O problema do Linux é querer ser diferente demais. Mas vc olhando com cuidado, vê q é até simpático.

gio disse...

tá, esse post é muito bacana, é muito legal, é tudo de bom, mas né, bora brincar de atualizar?

tautologico disse...

Olha quem fala...

Unknown disse...

Ve-se que não entende de socialismo, social-democracia, linux e capitalismo. Todos nós sabemos que o capitalismo não possui uma estrutura que comporta a melhor condição de vida para as pessoas e que a social-democracia, historicamente, falhou e deixou ascender um regime totalitario nazista. Esse caminho do meio alá "budista" que vc propõe é utopia tanto quanto o socialismo e o software que vc critica. Seguindo um pouco a linha do pensamento complexo, ja que o tema do blog é justamente este, a criação de uma condição de vida ou de um software tem de ser vista como um processo. O linux por ser um software livre esta sendo aprimorado por toda a comunidade da web, o que vc poderia fazer, o que poderiamos fazer então é buscar a melhora do programa para que não fiquemos presos a modelos ja prontos como o windows, nisso o sentido de coletividade, auto-gestão, relações não hierarquicas são praticadas, alguns dos principios que o dito socialismo propõe como relações humanas.
Enquanto formos mimados em querer tudo para o agora, o que o capitalismo trabalha bem em cima, não tendo paciencia em sentar e pensar algo novo continuaremos sendo crianças chorando pedindo um computador novo.

tautologico disse...

Excelente comentário. Digo mais: melhor comentário que eu já recebi em um post meu.