segunda-feira, outubro 23, 2006

Perdidos

Finalmente comecei a tirar o atraso em Lost. Poderia fazer como Bruno e dizer que quando eu comecei a assistir ninguém conhecia, e eu baixava os episódios antes de passarem na TV aqui, e que depois virou moda e todo mundo passou a ver. Mas não. Acontece que eu parei do meio pro fim da primeira temporada e só vim voltar a ver agora há pouco.

O fato é que eu estava lendo algo sobre a série na Internet, e descobri que a idéia inicial surgiu porque alguém na emissora queria uma série baseada no reality show Survivor, que é a versão americana do No Limite que passava na Globo. Lá nos EUA faz muito sucesso, diferente daqui. Então Lost é na verdade uma versão ficcional de Survivor, só que o interessante é que Lost parece mais real do que Survivor, paradoxalmente. No reality show todo mundo sabe que é um jogo, que as pessoas estão perdidas na selva mas qualquer coisa tem ambulância, helicóptero e etc por perto. Soube até que os competidores iam para o "conselho" (acho que era esse o nome, quando eles se reuniam para eliminar alguém) em uma van com ar-condicionado e tudo. Difícil acreditar que essas pessoas estão correndo perigo. Já em Lost aqueles personagens estão realmente perdidos lá, e em perigo, e às vezes morrendo. Quando é que alguém temeria pela vida de um participante de No Limite?

Numa época que parece valorizar mais a realidade, seja lá o que for isso -- vide o aumento de popularidade dos documentários e reality shows, e as vendagens crescentes de livros de não-ficção -- Lost me faz lembrar que a ficção pode ser mais real que a realidade.

3 comentários:

Mythus disse...

Ainda existe boa ficção na TV! Mas Lost está correndo perigo de criar muitas tramas sem resposta. Lembra Kafka.

***** SPOILLER *****

Eu ainda não assisti, mas li que a participação do Santoro no primeiro ep da terceira temporada se resumiu a duas falas em cenas com Lock.

Se o cara tivesse caído de para-quedas eu até aceitaria, mas ter surgido como um dentre os figurantes do grupo da parte da frente do avião é muito irreal.

Bruno R disse...

ateh hj ngm entrou no boquinha por esses seus generosos links nos posts hehe :P

rapaz, tem migué nao. lost eh um caso perdido.

Anônimo disse...

Eu espero um dia poder ver Lost td. O roteiro é cheio de truques pra prender, cheio de fatos entrelaçados, cheio de lacunas, coisa de novela mesmo, temos consciência disso, mas o danado é bom de assistir!