sábado, outubro 28, 2006

oh la la!

Pode-se dizer que a França tem tradição na literatura. No retrospecto, uma série de craques saíram de lá: Zola, Maupassant, Flaubert, entre outros e sem falar de Proust, o gênio da raça. Mas ultimamente as coisas não têm sido boas e a terra dos comedores de queijo parece ter perdido a mão na criação de bons escritores. É bom lembrar nesse ponto que Paulo Coelho ganhou lá uma série de condecorações e prêmios literários; isso dá uma boa mostra de como anda o nível.

Verdade que há exceções, especialmente uma com sobrenome difícil de escrever -- não é exatamente unanimidade, mas um dos poucos autores franceses recentes de projeção internacional.

Então eis que a mais nova sensação da literatura na França é um americano, Jonathan Littell, que escreveu em francês Les Bienveillantes. Segundo se repete por aí, o sucesso foi tanto que a Gallimard, editora do livro, teve que usar parte do papel que estava reservado para Harry Potter para imprimir mais cópias. Não bastasse isso, Littell ainda está arrebanhando prêmios na própria terra de Molière.

Numa dessas coincidências sinergísticas e serendipitosas que acontecem na Internet, li sobre ele no blog Todo Prosa e logo depois apareceu um post de Pierre Assouline sobre o prêmio da Academia Francesa. A princípio parece que o cara deve ser bom mesmo, para ser premiado por lá, mas lembre: Paulo Coelho também ganhou prêmios.

Mesmo assim, fiquei com vontade de comprar o livro. Mas é enorme e sai caro. A edição brasileira deve ser mais barata, mas -- me chamem de metido, eu mereço -- eu fico com pena de comprar um livro traduzido quando tenho condições de ler no original. Coisa que eu ainda não posso fazer com os livros de Orhan Pamuk, que eu já achava interessante antes de ganhar o Nobel.

6 comentários:

Bruno R disse...

ainda nao entendi esse negocio de label. deve ser coisa de gente metida.

Anônimo disse...

"inf", "lit", "random", "tv", "meta", "p=np", ok

mas, "crypto"? (grafia?) naquele post, nao entendi.

?

Eu não curto francês, mas ficar por fora quando usam esse idioma, sux.

tautologico disse...

Os labels são uma idéia interessante para caracterizar posts, mas eu não tenho levado eles muito a sério. Tanto que não tem links para os posts, organizados pelos labels. Talvez eu não seja tão metido assim.

gio disse...

digam o que disserem. para moi, Hoellebecq é tudo de bom.

nem falei né? ou falei?

ganhei "A Possibilidade de uma Ilha".

criando coragem pra ler.

porque assim, vamos combinar, certo?

é preciso uma dose grande de coragem pra ler aquele homem..

ainda mais depois que a pessoa rola no chão de tanto rir com Jeeves ;)

ps _ certo, meu blogger display name é "Giovanka" né? por que não pode ser Gio, oras bolas?

gio disse...

"Giovanka" continua sem resposta, Dridri.

tautologico disse...

Bem, com relação ao nome que aparece, eu escolhi o meu quando criei o blog. Que obviamente não é o meu nome. Eu acho que pode ser "Gio" sim, mas não sei como mudar, a não ser que tu crie um blog no blogger beta. Eu acho. Pergunta a mythus.

Qualquer coisa pode selecionar "Other" lá no tipo de identidade, aí você coloca o que quiser.

Respondido satisfatoriamente? Aqui o cliente sempre tem razão. Servimos bem para servir sempre.