quarta-feira, abril 11, 2007

Letras

Percebo que nunca postei letras de música neste blog. Nem nos blogs falecidos anteriormente. E o que é um blog sem letra de música?

Mas o que me fez pensar em letras de música foi algo inesperado. A verdade é que uma vantagem de ter tido uma juventude metaleira é que dá para se divertir, depois, lembrando das letras das músicas. E mais, muitas ainda são cantadas de maneira incompreensível. Outro dia estava lembrando dessa:

Speak the truth
Pay the price
The unjust reign
The innocent cry

Lindo, não? As rimas, a profundidade das imagens. Ok, tem coisas bem piores. Os exemplos encheriam posts para meses. Algumas são literais demais, outras muito obscuras mas sem muita noção de ritmo, rima ou mesmo musicalidade. Mas tudo bem, de certas bandas não se espera letras lá grande coisa. E isso acontece em qualquer gênero musical. O caso do metal é que tem aquelas temáticas legais que ajudam a tornar as letras engraçadas: fantasia, terror e temas apocalípticos, por exemplo. As bandas de metal já se preocupavam com a ecologia há muito tempo.

Mas há bandas de que se espera algo, que constroem uma imagem, e mesmo assim cometem versos como
There was unrest in the forest
Isso de uma banda que é considerada cabeça, que faz letras inspiradas no objetivismo de Ayn Rand.

Por outro lado, de lugares inesperados saem coisas legais. O Ratos de Porão tinha até umas coisas interessantes vez por outra, se a pessoa aguentasse o barulho. Incluindo uma música que é a síntese perfeita -- em 16 segundos -- do que quase todas essas bandas de metal/hardcore e similares querem dizer: Caos.

12 comentários:

Mythus disse...

Esse eu tive que puxar num site. Quem raios entende o que se canta?

Ratos de Porão - Caos

A vida é um caos
O mundo é um caos (2x)

CAOS!!!

Lembro da época que a Rádio Cidade (ou Jovem Pam) distribuia letras de músicas traduzidas em parceria com o Fisk, confesso que até fui à emisora pegar alguns panfletos ("fui", leia-se, atravessei a rua da casa de minha avó e andei cerca de 20 metros). Tinha umas que não fazia sentido algum. E, na época, eu pensava que era culpa do tradutor.

Bruno R disse...

ratos de porão é massa

Anônimo disse...

Nunca consegui gostar do Rush, apesar de ter umas coisinhas legais.. E eu só vim saber q Ratos de Porão cantava em português um dia desses..

tautologico disse...

Eu gosto de algumas músicas do Rush, principalmente as instrumentais. YYZ ao vivo tem um solo de bateria que é massa.

gio disse...

pense aí numa pessoa que eu não vejo como metaleiro. é tu. pelo menos não hoje em dia.

tautologico disse...

Pois é, eu não acho que nunca tenha sido um metaleiro true, assim roots mesmo. Eu tinha cabelo grande e tocava em bandas de metal. Mas acho que nunca fui propriamente da tribo metaleira. Nem usava camisas pretas de banda nem nada. E eu tinha mania de gostar de coisas que os metaleiros true desprezavam, como bandas grunge.

Enfim, depende muito do julgamento da pessoa.

gio disse...

ou seja _ metaleiro faaakeee!

ainda serás castigado, verás.

mas, confessa aí, tu gostava de pearl jam, pois não?

tautologico disse...

Castigado pela sociedade secreta dos metaleiros true?

E sim, gostava de Pearl Jam e Soundgarden e por aí vai.

gio disse...

1 _ é. por eles mesmos.

2 _ eu sabia. agora confesse que você cantava "jeremy" no chuveiro enquanto lavava o cabelão. confesse!

tautologico disse...

E eu pensei em falar do clip de Jeremy no comentário e em "arms raised in a V" e tal, mas deixei pra lá :) Ok, confesso.

Anônimo disse...

odeio metal.

gio disse...

eu sabia. eu sempre soube.

és uma grande farsa mesmo.